
A Justiça da Grã-Bretanha comunicou nesta quinta-feira ao Brasil o bloqueio de 46 milhões de dólares (equivalente a 81 milhões de reais) pertencentes ao banqueiro Daniel Dantas – do Grupo Opportunity. O dinheiro está depositado em duas contas de bancos ingleses e foi descoberto pelas investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que levou o banqueiro à prisão em julho. Em agosto, o Ministério Público (MP) brasileiro já havia conseguido o bloqueio de 545 milhões de reais do Opportunity.
Os 46 milhões de dólares vinham sendo monitorados por uma ação conjunta do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), unidade brasileira de combate à lavagem de dinheiro, e de autoridades britânicas. O Coaf teria detectado movimentação nas contas.
O Ministério Público brasileiro, então, teria pedido o bloqueio dos bens, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira. O contato com as autoridades britânicas foi feito pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).
“Fomos prontamento atendidos dentro das regras de cooperação jurídica entre os dois países”, disse o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. O governo pretende pedir a repatriação dos recursos.
Com a medida, a PF espera retomar a investigação original da Operação Satiagraha, que pretendia, segundo o jornal, investigar os negócios financeiros de Dantas por meio do Opportunity Fund Cayman. Clientes brasileiros, empresários e políticos usariam o esquema bancário dele para lavar dinheiro e fazer investimentos ilegais dentro e fora do país.
O advogado Nélio Machado, defensor de Dantas, criticou a ação e disse que seu cliente é perseguido. “Este não é um processo penal com observância do princípio legal da publicidade e a defesa está completamente cerceada”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário